terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A liberdade ameaçada no Rio

1. A eleição a governador em 2010 foi mais do que um "estelionato eleitoral" promovido pelo governo junto com a mídia comprada a peso de ouro para não divulgar nada negativo ao governo Cabral e praticamente censurar a oposição. Foi um aviso de que a imprensa no Rio de Janeiro pode ser tudo, menos livre e democrática.

2. Em março de 2011, o absurdo atentado ao blogueiro Ricardo Gama, onde a ausência de investigações ou pericias e a omissão da Polícia do Rio em descobrir os autores só fez revelar uma suspeita e uma verdade. A suspeita de que estão tentando acobertar os mandantes desse atentado contra a liberdade de imprensa.

3. Logo depois, em junho, o deputado federal Garotinho sofre um atentado a tiros quando saia de uma reunião política no interior do estado.Em novembro de 2011, o mesmo deputado descobre, por reportagem na revista IstoÉ, que a Secretaria de Segurança do RJ o está investigando de forma ilegal.

4. Em agosto, é assassinada a juíza Patrícia Acioli, lutadora cotumaz contra as milícias no Rio. Apesar do risco que corria, nem o Tribunal de Justiça nem o governo do estado haviam providenciado escolta para ela.

5. No fim de outubro, o deputado estadual Marcelo Freixo resolveu sair do país em busca de mais segurança frente às ameaças que estava sofrendo devido às denúncias contra as milícias.

6. Em dezembro, o blogueiro Ricardo Gama é obrigado a suspender seu blog de denúncias contra os governos do estado e do município do Rio devido a duas ameaças de morte em 24 horas. 

Em pouco mais de 1 ano, o Rio de Janeiro já foi palco de cenas explícitas de censura, omissão ou parcialidade flagrante de imprensa, governo, MP e sociedade civil organizada diante do festival de crimes e corrupção em nosso estado. O crime organizado e o governo vem estreitando perigosamente suas ligações "toma lá-dá cá", em função de uma política de segurança baseada em um acordo que "privilegia" as milícias para se combater o tráfico (!!!).

Em pouco mais de 1 ano, a corrupção e o uso de verbas públicas para manter a imprensa "domesticada" tem criado uma teia de impunidade e omissão que vai se espalhando em todas as áreas do estado. A suspensão do blog do Ricardo Gama é mais um alerta grave de que a situação no Rio, AO CONTRÁRIO DO QUE PARECE OU A MÍDIA TENTA NOS CONVENCER, está fora de controle. Basta ver os casos relatados acima dentro de um contexto e não isoladamente.

O governo do Rio de Janeiro vem expondo seu autoritarismo e falta de escrúpulos e limites para manter e ampliar seu poder. Passa por cima da constituição. É suspeito de envolvimento em crimes e cumplicidade com criminosos. É omisso e fomenta, com tudo isso, a impunidade. A mesma impunidade que leva aos fatos relatados acima.

E onde está o Ministério Público? Essa é uma das perguntas que a sociedade se faz a todo o momento. Não podemos nos acovardar e precisamos continuar cobrando. É triste mas não podemos desistir. O Ricardo, a Patrícia, Garotinho, Marcelo Freixo e tantos outros esperam isso da gente.

A verdade de que o governo do Rio é cúmplice, pelo menos por omissão, nessa tentativa de calar quem vai contra seus interesses. A pergunta que todos fazem: que interesses são esses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.