segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vamos falar sério: a UPP é um posto policial que não prende bandido

Está acontecendo um fenômeno que tenho percebido, às vezes mais, outras vezes menos evidentes. Leiam o trecho do artigo do jornalista Reinaldo Azevedo (Revista VEJA) em seu blog de hoje (12/09/11), onde ele desabafa sobre a polêmica que suas críticas às UPPs tem despertado, ao mesmo tempo que analisa o resultado da última pesquisa FGV sobre esse assunto. O artigo completo está no link do título acima.

Primeiro, o fenômemo a que me referi acima. Quase todas as críticas feitas aos últimos acontecimentos nas UPPs demonstram que a "tal pacificação" significou mesmo uma mudança de imagem e percepção. As comunidades deixaram de ter, até agora, aquelas "guerras entre traficantes", assim como as "batalhas entre policiais e traficantes". Isso é mudança de imagem: saem os fuzis, armamentos pesados e conflitos com balas perdidas. 

Entram no lugar: uma das mais fortes campanhas de opinião pública (propaganda e noticiário) já vistas nesse estado, promovida com dinheiro público de publicidade oficial do governo.Além disso, um possível "acordo" entre governo e traficantes, onde os primeiros avisam aos segundos que vão invadir o morro e os bandidos em troca "fogem" - sem nunca ter saído - e/ou deixam de usar armas de forma explícita.

Ora, VAMOS EXERCER NOSSO PAPEL DE CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS. As Unidades de Polícias Pacificadoras são APENAS POSTOS POLICIAIS avançados, experiência que já havia se iniciado no governo Garotinho. Como diz o Reinaldo Azevedo, "polícia tem que estar em todo canto". O que essa pacificação traz como efeito colateral é um exemplo de cumplicidade implícita do poder público com os bandidos à medida que eles antecipam o que vão fazer. Mas principalmente, porque a polícia não prende. 

Os traficantes continuam por lá e ainda se espalham pelo estado. Além do que, as milícias cada vez mais se ampliam no vácuo dessa "fuga" combinada. Aí vem um outro efeito colateral trágico: mortes de inocentes, cada vez mais ameaçados por esses bandidos, entre outros. Só espero que jornalistas mais críticos não se deixem seduzir pelo canto da sereia, e tenham coragem de tratar as UPPs como devem ser tratadas. Uma "marca". Apenas isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.