segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rio de sangue 2: carta aberta à mídia

Aos senhores editores dos jornais, TVs, rádios, revistas e sites (particularmente das Organizações GLOBO):

Arrastões e falsas blitz. Bombas, tiros, granadas. Zona Sul, Norte. De manhã, à tarde, à qualquer hora. Não importa o dia. Perto ou longe das autoridades. Homens, mulheres e crianças feridas de morte ou não. Famílias despedaçadas. População aterrorizada...

Estamos falando do Iraque, dos países que vivem em constante ameaça de guerra civil? Ou será a Chicago dos anos 30?

Infelizmente, não. É o Rio de Janeiro, sob o segundo governo Cabral, "se preparando" para a Copa do Mundo... de violência. Para as Olimpíadas... de dor e perplexidade. É chato, mas não devemos nunca esquecer: até quando a omissão de vocês (mídia e outras organizações civis) quanto às verdadeiras causas das mortes de tantos inocentes? Seja pela segurança, seja pela saúde...

Tudo bem. Conseguiram reeleger Sérgio Cabral. "Compraram" a idéia de um candidato que traz dinheiro e os mantém bem perto do poder. Ou mesmo confiaram na "pacificação"... Lamento dizer mas vcs "acreditaram no conto do vigário" ou "foram muito otários", como se diz por aí. Ou será oportunistas?

Mas, cá entre nós: e o preço que estamos pagando??? O preço de uma tragédia que já acontecia, está acontecendo cada vez mais e só vai piorar, vitimando pessoas inocentes.

Até quando, o dinheiro ou os acordos feitos nos bastidores do poder vão silenciá-los? Não quero "rogar praga" para ninguém, mas tem gente que precisa "sentir na pele" para mudar sua opinião sobre alguma coisa. Outro dia foi o Ivan Lins, vítima de arrastão no Rio. E quando for um diretor, um editor ou mesmo um jornalista?

Se vocês não podem pagar (ou não querem) por essa CUMPLICIDADE que ajudou a agravar tudo isso, pelo menos sejam coerentes. A violência, o autoritarismo, a incompetência e a corrupção no "terrreno dos outros" que vcs tanto criticam já está instalada no Rio há 4 anos.

Se vcs, donos das empresas de mídia, editores ou simples jornalistas podem dormir o sono de quem "fez o seu trabalho" ao ser fundamental na eleição de quem é responsável direto por tudo isso... Não sou eu que vai fazê-los pensar diferente.

Mas, é sempre bom prevenir: "abram os olhos"... antes que seja tarde. Se não por vcs, pelo menos pelos outros que não desfrutam das mesmas regalias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.