domingo, 3 de abril de 2011

130 "bombas-relógio" espalhadas no Rio

http://extra.globo.com/noticias/rio/light-admite-que-130-bueiros-correm-risco-de-explodir-1481980.html

Os subterrâneos da área central e da Zona Sul do Rio têm, pelo menos, 130 bombas-relógio que podem explodir a qualquer momento. É o que reconheceu o presidente da Light, Jerson Kelman, em entrevista coletiva, na manhã de hoje.

Ele informou que das quatro mil câmaras transformadoras _ salas subterrâneas que comportam os transformadores _ espalhadas da Zona Sul ao Centro, 130 ainda precisam ter os equipamentos trocados. Uma delas foi a que explodiu na noite de sexta-feira, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, causando ferimentos em cinco pessoas. Jerson não revelou os locais das outras câmaras.
- Seria leviano da minha parte dizer que não vai acontecer (uma explosão) novamente. Sim, pode acontecer. Por isso, vamos reforçar as obras - afirmou o presidente da Light.

Observem que ainda restam 130 "bombas" para serem desarmadas, após esse processo ter começado no 2º segundo semestre de 2010. Lembrem que de 29/jan a jul/10, havíamos tido 8 explosões de bueiros no Rio, inclusive com feridos graves.

Enquanto isso, ninguém cobra um plano de emergência. Cadê o prefeito? É uma crônica de várias mortes (ou feridos) anunciadas. Sabe-se onde estão essas "bombas". Sabe-se do seu poder de destruição...

Por que não se informar claramente as pessoas do cuidado que terão de ter perto desses pontos de risco? Por que não se criar uma área mínima de segurança em volta dos bueiros, reduzindo o fluxo de pessoas circulando? Por que não se estabelecer uma sinalização forte e clara em cada um desses pontos? O prefeito tem a obrigação de proteger os cidadãos da cidade que faz de conta que administra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.