domingo, 25 de julho de 2010

Pesquisa - a visão da classe média

Em dez/09, pelo Datafolha:
Sergio Cabral = 38%
Garotinho = 24%
Gabeira = 17%
Brancos e nulos = 15%
Outros candidatos = 6%


Em julho/2010, pelo Datafolha:
Cabral = 53%
Gabeira = 18%
Brancos e nulos = 21%
Outros candidatos = 8%

Em uma análise matemática, se verifica que os 24% de votos do Garotinho em 2009 foram em sua grande maioria (15%) para o Cabral, Gabeira agregou 1%, os outros candidatos ficaram com 2%, enquanto brancos e nulos ficaram com 6% desse patrimônio eleitoral. Fica difícil entender que 60% do eleitor de Garotinho tenha simplesmente migrado para Cabral, mesmo considerando a desistência do primeiro.É quase impossível aceitar como sintoma de tendência do eleitorado a migração em massa dos votos do ex-governador para seu inimigo e traidor recente: o atual governador Sérgio Cabral. São eleitores absolutamente distintos e o de Garotinho é reconhecidamente fiel. Se 35% desses eleitores foram para brancos e nulos, até se entende, visto o impacto inicial da sua decisão em não concorrer.

A análise acima foi fruto de uma conversa que tive com um amigo, 47 anos, engenheiro e diretor de uma empresa tradicional no ramo, morador do Flamengo - ou seja, não envolveu nenhum especialista em pesquisas eleitorais. Leve-se em conta que essa pesquisa foi feita com pouco mais de 2 semanas de campanha, quase nenhuma divulgação na imprensa da candidatura do Peregrino,em apenas 24 municípios e com cerca de 1.200 pessoas. Mesmo que tivesse sido feita em regiões de influência eleitoral de Garotinho - algo que ainda não sabemos, poderia se esperar que as ameaças de impugnação de sua candidatura e outras notícias manipuladas na mídia, tenham criado uma percepção de "falta de alternativa" ao eleitor fluminense.

Além do que, como se tem dito através de outros blogs e sites, seria de se esperar que Cabral, com toda a mídia comprada e uma campanha milionária tivesse um índice de uns 70%. Mas para isso, ele teria que ser comprovadamente competente e honesto. Essa falsa percepção é, portanto, fruto de toda a manipulação midiática que sofremos diariamente. Quando começar o horário eleitoral gratuito e a verdade for dita, o eleitor certamente vai direcionar seu voto para aqueles que são fiéis aos compromissos assumidos durante a campanha. Característica oposta ao do atual governador do RJ.

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