segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sou Peregrino

Enviado pelo Prof. Marcos Cavalcanti - 12.7.2010 0h25m

Poeta itinerante e peregrino,
pelas ruas do mundo,
arrasto o meu destino...
quando vou poder
transformar minhas ruínas em rosas ?

Paulo Leminski

Conheci Fernando Peregrino quando eu era presidente da União Estadual de Estudantes (UEE-RJ), no início dos anos 80. De lá pra cá, nem sempre fizemos campanhas para os mesmos candidatos, mas sempre estivemos juntos nas batalhas essenciais: na campanha da anistia, na luta pelas diretas-já e pela democracia. Ao contrário de mim, que não apoiava a luta pela implantação dos CIEPs (até hoje o melhor projeto educacional que tivemos), Fernando era uma pessoa de confiança do grande Darcy Ribeiro na transformação de suas idéias em realidade.

Mais recentemente, quando ele era Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, me convidou para ser diretor de tecnologia da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filhos de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e juntos brigamos para tentar mudar a mentalidade que predomina no setor. Queríamos (e ainda queremos), que a política de ciência e tecnologia no Brasil deixe de ser uma política voltada para atender os desejos dos pesquisadores, e passe a ser uma política de ciência e tecnologia em favor do desenvovimento do Brasil. Além disso, é um dos raros políticos que nunca enriqueceu na política ou fora dela! E todos nós sabemos que embora isto devesse ser a regra, é uma exceção no Brasil!

Peregrino continua agora sua caminhada assumindo uma candidatura à Governador do Estado do Rio de Janeiro. Vai ser boicotado pela imprensa, vai ter pouquíssimo tempo na TV. Mas nada disso o assusta. E nada o desviará de seu caminho, da sua busca de transformar as ruínas em que vivemos em rosas...

Sou Peregrino, e "bugre só pega por desvios, não anda em estradas. Pois é nos desvios que encontra as melhores surpresas e os articuns maduros" (Manoel de Barros). O nosso caminho não será fácil, mas o peregrino sabe que o caminho se faz ao andar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.