sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mais um ato de censura: o obscurantismo de volta no Rio Janeiro

(nota de protesto do candidato Fernando Peregrino, em 17/09/10)

Hoje assistimos a mais um sinal de que a Justiça do Rio não é cega. Cabral conseguiu convencê-la a censurar meu programa eleitoral sob a alegação que eu o ofendi. Ora bolas! No programa eleitoral eu e o Garotinho apenas reproduzimos as declarações de que “mulher de comunidade carente é fábrica de marginal”, “médicos são vagabundos” e o “Leandro de Manguinhos é otário”, todas assertivas ditas pelo atual governador. É pelo menos a terceira vez que ele faz isso.

A primeira quando evitou que o PSOL divulgasse o caso da Adriana Ancelmo. A segunda, quando censurou o programa eleitoral do Gabeira, que quis reproduzir o video sobre o menino Leandro, que foi chamado de “otário”. E agora, o nosso programa eleitoral. Alias, é tamanho o dominio sobre a Justiça que Cabral prenunciou que faria isso, no debate da BAND, quando disse assim: “Peregrino, voce trouxe um assunto (o da Adriana) que já levou a Justiça ( sic) a suspender o programa do PSOL” ….

Mais de 90% de nossa imprensa está comprada por Cabral, a exemplo de O Globo que sequer cita meu nome em suas matérias regulares sobre eleiçoes, desde o dia 1 de julho. As pesquisas continuam manipuladas. Também, pudera, pelo menos um dos grandes institutos de pesquisa mantem relação estreita e comercial com o proprio Governo Cabral. A ABI calou-se mesmo sendo instada a agir em defesa da liberdade de imprensa há mais de 5 meses por mim, enquanto presidente do Instituto Republicano.

A OAB/RJ, com quem estivemos na quarta-feira, simplesmente deixou a denuncia contra a Primeira Dama, que advoga contra o Estado e em defesa de duas concessionárias, dormir em banho maria em seu Tribunal de Ética. Enquanto isso a OAB Nacional pede a cabeça da Ministra Erenice porque o filho dela fez tráfico de influencia. Ora, bolas! Duas OABs, dois pesos, duas medidas.

Estou indignado. Lutei, junto com tantos brasileiros, correndo o risco de vida, pelas liberdades democráticas, não para ver meu Estado submetido mais uma vez a um regime de obscuratismo, de censura, de intimidação, como o que vivemos. Nossas instituições, ao menos a  maioria delas, públicas e privadas, estão nas mãos de um esquema politico e econômico semelhante ao de outros países latino-americanos, chamados de republiquetas. Isso é lamentável!

Continuarei firme na luta pelo Segundo Turno. Denunciarei na Rede Record, no próximo debate, ao vivo, essas e outras. Assim como denunciarei em todos os lugares essa farsa, esse estelionato eleitoral que tentam impor ao Rio de Janeiro. Pior, com o silêncio de muitos partidos e de várias instituições que deveriam ser republicanas, mas que traíram ideiais tão caros ao povo brasileiro.

O julgamento da história lhes será implacável.

Fernando Peregrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.