sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Você quer que o Rio vire Sucupira?


Sempre achei que instituições como Ministério Público (MP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Organização dos Advogados do Brasil (OAB) e a mídia tivessem como missão principal permitir que o cidadão tivesse acesso a seus direitos básicos.Que fiscalizassem seus próprios pares ou governos de forma a não deixar que eles agissem contra esses princípios da democracia.

Sempre considerei que instituições e profissionais com tanta história e credibilidade, com missões tão nobres e fundamentais para nosso dia-a-dia, não se deixassem levar pelas pressões dos que tem poder para permitir verdadeiros atentados à nossa liberdade. Que se importassem com a grave mancha na reputação de cada um que sua permanente omissão cria e só faz aumentar.

Afinal, jornalistas reconhecidos pela defesa das liberdades dos cidadãos em nosso país, simplesmente se escondem atrás dos vínculos empregatícios que mantém com as grandes corporações da mídia. Ou atrás dos preconceitos que tanto combatem. Não é Zuenir Ventura? Não é Artur Xexéo? Da mídia, não preciso falar muito. Está tudo saindo conforme os "barões" que as dirigem planejaram e investiram pesado.

Engana-se quem pensa que é a verba publicitária do governo que manipula as informações.É o contrário: os "barões da mídia" escolheram o "boneco" do Sérgio Cabral, cujo caráter facilmente se adaptou a essa "troca". Ele se deixa usar, tem liberdade para se locupletar e só tem a obrigação de garantir as verbas publicitárias para a imprensa e ser instrumento para derrotar qualquer candidato/político que seja independente.

Onde está, a propósito, a ABI para regularizar essa prostituição de nosso direito à informação? Cadê o MP para apurar os escândalos dos contratos superfaturados? Ou a OAB para denunciar a relação promíscua entre governo e as concessionárias defendidas pela primeira-dama, advogada? Onde está o TRE para punir as irregularidades flagrantes do governador em sua camapanha milionária?

Escrevo indignado com a decisão do TRE em censurar o vídeo onde Cabral aparece com seus amigos e parceiros milicianos em cerimônia púlica. Não me conformo também com a auto-censura da imprensa, das entidades de classe e de seus profissionais quanto a isso. Alô, ABI!! Isso é c-e-n-s-u-r-a!

Por outro lado, fico mais fortalecido para lutar contra o estado de Sucupira que nosso Rio de Janeiro chegou. Para lutar contra o Odorico Paraguassú que quer se reeleger. Para levar ao segundo turno alguém que tem força e caráter de sobra para reestabelecer a normalidade democrática e o oxigênio da moralidade que esse estado precisa. Peregrino 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.