sábado, 2 de julho de 2011

Cabral faz de tudo para impedir investigações sobre ele: foi assim com o Collor


No excelente artigo do jornalista Carlos Newton (v. link no título), mais uma manobra da estratégia de Cabral está sendo detalhada. A "cortina de fumaça" da criação de um "Código de Ética" esconde muito mais do que criar uma imagem positiva na opinião pública. 

Oculta também manobra antiética e imoral (mais uma) de bloquear de todas as formas as investigações do Ministério Público sobre suas falcatruas.


Primeiramente, é preciso lembrar que recentemente em seu blog, o deputado federal Garotinho já tinha revelado os "membros principais" da "família Cabral" e o papel principal de cada um deles. No caso de Regis Fitchner, o define como o "interlocutor com a justiça e o Ministério Público". Só faltou acrescentar que, além de Chefe da Casa Civil, Régis é Procurador do Estado.

Aliás, segundo revela Newton em seu artigo, uma curiosidade interessantíssima cerca a escolha de Fichtner para esse cargo e seu papel suplementar de blindar Cabral junto à justiça. Acreditem se quiser, mas Régis é um especialista em fraude à lei, expertise que lhe proporcionou o grau de Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo, tendo até publicado um livro sobre o empolgante tema: “A Fraude à Lei” (Editora Renovar, 1994, 142 páginas). Trata-se, portanto, de um mestre no assunto, que sabe como poucos as melhores manobras para blindar o governador, é claro.

Nem Collor teve um assessor tão "competente" em esconder suas falcatruas.

O grande pavor de Cabral hoje é que o Ministério Público, ou outro órgão dito independente, abra um inquérito que investige não apenas suas relações com os empresários, políticos e mídia, e que benefícios ilegais e/ou antiéticos ele ofereceu. O "xis" da questão, que pode comprometer o mandato de Cabral, é associar sua inexplicável riqueza com essas relações promíscuas. Ou seja, corrupção e trafico de influência.

Se a mídia fizer realmente seu papel e repercutir a necessidade dessas investigações prossguirem e se aprofundarem, Cabral realmente não terá como escapar. A situação então, pode degringolar para ele caso a pressão da opinião pública seja em cima dessa "ferida" que está sendo aberta pela mídia, políticos, blogs e órgãos realmente independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.