quinta-feira, 21 de julho de 2011

Corrupção se combate com coerência: se não inocentes podem ser massacrados


Vocês são testemunhas de que esse blog foi o primeiro veículo de imprensa - isso mesmo, primeiro - a levantar suspeitas sobre o "desaparecimento repentino" do jornalista Ricardo Boechat, da Band News FM, logo após pesadas críticas dele ao governador Cabral. Em vários posts, apontamos para a necessidade de não deixarmos nunca essas vozes se calarem e sempre nos levantarmos em seu favor, pelo menos como reconhecimento ao que eles tem feito em favor de nossos direitos.

Nada mais justo, portanto, do que apelar para que tais vozes não caiam na tentação de generalizar as críticas de tal forma que todos "acabam pagando pelos erros de alguns". Todos sabem o quanto é raro encontrar alguma organização civil, pública ou privada, pelas quais possamos "assinar embaixo" pelos seus atos. Por outro lado, cometemos uma tremenda injustiça com aqueles que, APESAR de pertencerem a essa organização, não comungam com os erros de seus colegas e dirigentes. Podemos citar como exemplos a Igreja, a Imprensa, Escolas, Governos (é claro), etc.

Hoje, está ficando claro que a "onda de moralidade" (meio fajuta, mas vamos lá!) que varre o Ministério dos Transportes obedece a um minucioso roteiro planejado exatamente por aqueles que dividiam os lucros dessas irregularidades. Ou será que o PR estabeleceu um "governo à parte" em uma pasta tão importante sem a conivência e a cumplicidade do PT e de outros partidos. Até a "velhinha de Taubaté" sabe que existe algo por trás disso, quando se coloca "na conta" de apenas um partido aliado todo o ônus de uma estrutura colocada à sua disposição por tantos anos. Sem que ninguém faça nada. 

Tão espantoso quanto isso é saber que as vozes que tentam nos defender se deixam levar de forma estereotipada pelo "canto da sereia" desse discurso pretensamente moralizador. Felizmente, já começamos a ver alguns da "grande imprensa" se levantarem para discutir isso, como o Reinaldo Azevedo, colunista da VEJA, faz no texto acima. No próximo post, publico a carta de Fernando Peregrino, Secretário-geral do PR - Rio de Janeiro, abordando também esse tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.