domingo, 31 de julho de 2011

Futebol: uma aula inesquecível, dois péssimos exemplos que não podem acontecer jamais

Desculpem, mas a gente às vezes tem que dar uma pausa no festival de escândalos que assola o Rio de Janeiro e o país. Nada como o futebol, não é verdade? Porém, não o futebol de Ricardo Teixeira, João Havelange, Joseph Blatter e tantos outros que dão à "bola" um outro sentido que alimenta o sonho de tantos corruptos no país.

Me refiro ao jogo do século, que foi Flamengo 5 x 4 Santos, na última quarta. O que foi aquilo, meus amigos? Neymar jogou sua melhor partida, acredito. Ronaldinho mostrou ao mundo como se faz um gênio de futebol que ele ainda é. Nove gols, obras-primas, emoção, superação e talento do início ao fim. Isso deveria servir como exemplo e mostrado a todos os jovens jogadores desse país e do mundo, como uma aula de tudo o que de bom o esporte pode nos proporcionar.

Nesse fim-de-semanda, tivemos no entanto o lado negativo dessa catarse futebolística de quarta feira passada. Primeiro, o sorteio da Copa, onde o dinheiro público mais uma vez foi torrado pelos governos Cabral e Paes, com o apoio do famigerado Ricardo Teixeira. Aliás, se juntar todos eles em um mesmo estádio, mais o Joseph Blatter e o João Havelange, pode trancar os portões e jogar a chave fora, que o mundo vai ficar agradecido. Lmamento també terem esquecido figuras como Romário nessa festa. Hoje, um dos maiores críticos de Ricardo Teixeira e suas falcatruas. Por que terá sido? Ainda bem que a Dilma colocou o Rei Pelé para dar um pouco mais de dignidade a esse festa.

Outra notícia que foi um contraponto ao jogaço de Santos x Flamengo foi saber hoje que a família de Zico foi perseguida durante a ditadura, com prisão e torturas ao seu irmão Nando. Além disso, a ditadura também não poupou os amantes do futebol ao determinar que Edu, outro craque da família, não fosse convocado para a Copa de 70 e em seu lugar fosse o foclórico Dario "peito de aço". O próprio Zico soube somente agora que a sua não-convocação para as Olimpíadas de Munique (1972) foi retaliação do governo por ele ser irmão de um "subversivo". Detalhe: Edu havia sido artilheiro do antigo campeonato brasileiro em 1969 e Zico foi o maior destaque do Pré-olímpico que classificou o Brasil, onde inclusive fez o gol da classificação.

(a charge foi extraída do Blogo de Cláudio Humberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.