terça-feira, 5 de julho de 2011

Cabral prejudica MacLaren que Eike tem interesse em comprar

O Estaleiro MacLaren, localizado em Niterói, é um dos mais antigos do país: 73 anos marcando presença na indústria naval brasileira. Há poucos anos atrás, nos governos Garotinho e Rosinha, ele chegou a ter 14.000 empregados diretos. Realidade que infelizmente se inverteu devido às omissões e ações do governo Cabral.

Hoje, a perspectiva do setor é extremamente favorável devido aos enormes investimentos do pré-sal. Por isso, diversos governadores estão visitando outros estados para atrair novos estaleiros para seu território e gerar novos empregos e renda. Tarso Genro (RS) veio até o Rio para isso. Alagoas, Bahia e Pernambuco estão extremamente agressivos nesse sentido.

Com tanta demanda de mercado e de incentivos, era de se esperar que o governador Cabral ou seu Secretário de Desenvolvimento e Indústria, Júlio Bueno, facilitasse e incentivasse a competitividade dos estaleiros fluminenses. Tudo que se espera de um governante nessa guerra por investimentos é que proteja e apoie as indústrias de seu estado e seus trabalhadores.

Bem, há 4 anos e 1/2 (mandato de Cabral), o estaleiro MacLaren, segundo sua presidente Gisela MacLaren em entrevista a Ricardo Boechat em seu programa de hoje, tenta obter apoio do governo estadual para seu projeto de expansão. Para isso, a demanda não é tão complexa: trata-se de um terreno que hoje abriga a Escola da PM em Niterói.

Há 4 anos e 1/2, o governo, segundo Gisela, se omite nessa questão e em todas as que envolvem a indústria naval, que, por sinal, foi um dos "carros-chefes" da recuperação econômica do RJ durante os governos Garotinho e Rosinha. Gisela, quase indignada, apela para que o governador "deixe de se preocupar apenas com as Olimpíadas e a Copa do Mundo".

Além desse absurdo de largar a propria sorte os setores econômicos mais tradicionais do RJ, vocação natural do estado, Cabral tem que explicar mais uma questão. Aliás, mais uma que envolve seu generoso amigo Eike.

Gisela disse ao Boechat que, por conta do porte da MacLaren e da crise que o estaleiro hoje atravessa por não poder se ampliar para atender a demanda do mercado, ela tem recebido diversas propostas de compra. São empresas que enxergam a oportunidade de crescimento vertiginoso por um preço bem menor agora do que se esperasse a MacLaren se ampliar e recuperasse seu valor de mercado.

Aí, veio a pergunta (como quem não quer nada) de Boechat: - Dona Gisela, entre esses interessados está o empresário Eike Batista? Resposta: - Sim, ele é um deles.

Esse blog alerta e sugere aos outros que também vem descobrindo e denunciando as falactruas de Cabral e sua turma: investiguem os investimentos de Eike nos ultimos 5 anos. Descubram os incentivos ou facilidades que ele obteve envolvendo órgãos governamentais. Verifiquem as empresas, instaladas no RJ, que simplesmente estão no mercado que ele atua ou quer atuar.

O fio da meada aumenta cada vez mais...

4 comentários:

  1. Só para deixar claro, o marido da Gisela Mac Laren é um dos Secretários do Cabral..... que Boazinha ela ne??????

    ResponderExcluir
  2. Me parece que cada um deles defende seu próprio interesse e no final o casal sempre ganha - isso é que é casamento "perfeito".

    Mais importante, me parece, são os empregos perdidos e famílias largadas a própria sorte para atender o interesse do "padrinho" Eike.

    o moderador

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGOS DO PEREGRINO ACESSEM O MEU BLOG conscertainfluenciacarmorj.blogspot.com e vamos debater o estado do rio de Janeiro e seus municípios,qualquer tema vamos lá.

    Mensagem de Seu Conscerta,um amigo na hora H.

    ResponderExcluir
  4. OLHA MEU CARO pEREGRINO VOCE SERÁ UM ÓTIMO CANDIDATO CONTRA O PAES,O RIO ESTÁ UM DESMANDO ,UM DESGOVERNO.

    Mensagem de Seu Conscerta,um amigo na hora H.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.