sábado, 4 de junho de 2011

Bombeiro detido denuncia maus tratos e afirma que manifestantes não estavam armados

De Fabiana Paiva, publicado no Extraonline, 4/06/11, às 15h28


Detidos no início da manhã deste sábado e levados para a Corregedoria da Polícia Militar, em são Gonçalo, os bombeiros que protestavam por melhores salários denunciam as condições precárias da prisão. Um dos cabos presos, que pediu para não ser identificado, afirmou que os 439 homens estão sem comer até agora, receberam pouca água e contam apenas com um banheiro. Ele defendeu ainda os manifestantes das acusações de que estariam armados.

- O que fizeram foi uma atrocidade. Não estávamos armados. Só queríamos ser ouvidos pelo governador e fazíamos uma manifestação pacífica em nossa segunda casa. O coronel pediu para que saíssemos ou algo pior poderia acontecer. Depois eles invadiram com bombas e tiros. Tinha criança vomitando por causa do gás. Mas em nenhum momento efetuamos disparos porque não temos armas - relatou o cabo.

Revoltado, ele contou ainda que os bombeiros estão sendo desrespeitados na prisão.

- Não somos ouvidos por ninguém. Não recebemos comida. Estão brincando conosco. Pediram para descermos dos ônibus e depois voltarmos, houve agressão e fomos esculachados. Nós salvamos vidas, mas estão querendo inventar que estávamos armados para nos enquadrarem em algum crime.

Informado que o governador Sergio Cabral chamou os manifestantes de "vândalos irresponsáveis", o cabo, que está há 14 anos na corporação, rebateu as críticas e continuou o desabafo:
- Somos vândalos e irresponsáveis que atuamos em todas as áreas. Bombeiro não só apaga fogo. Nós retiramos corpos da rua, atendemos acidentes de trânsito, recolhemos doentes mentais... Não recebemos nada a mais por isso - indignou-se ele, lembrando que a principal reinvindicação da categoria é o aumento salarial.

- Ganhamos R$ 950 e queremos um piso de R$ 2 mil. É difícil viver com esse salário. Estou há 14 anos trabalhando na escala um por um e tenho que fazer um bico para sustentar minha filha - lamentou cabo

Um comentário:

  1. Por que o ato dos bombeiros cria um precedente perigoso

    Os bombeiros assim como qualquer categoria têm o direito de pedir melhoria salarial, ocorre que por servirem junto com a PM, sob regime militar, lhes é vetado o direto à greve. Nos últimos dias o que tenho visto no Rio é um circo. Uma categoria que vem sendo “doutrinada” por políticos faz meses, chega ao ponto de rasgar sua lei militar, invadir um quartel, ocupar e inutilizar viaturas.
    Ora, isso é inadmissível em um estado de direito. Imaginemos se médicos decidem fazer greve, invadir hospitais, furar pneu das ambulâncias e trancar as portas; E se um dia policiais em greve ocuparem os presídios e ameaçarem soltar os presos? Não obstante, teríamos ainda a possibilidade de Soldados do exército em greve, colocarem tanques para obstruir vias. Pergunto: Onde a sociedade vai parar? É esse o precedente que a sociedade deseja abrir com os bombeiros?
    Para que não corramos esse risco há uma legislação militar que rege as FFA, Bombeiros e a PM. Independente de qualquer pleito salarial, ela tem de ser respeitada. No momento em que a sociedade permitir que essa lei seja ignorada, estará pondo em risco sua própria ordem.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.