domingo, 5 de junho de 2011

"Nossa greve não vai deixar ninguém morrer", diz salva-vidas

Bombeiros trabalham sem uniforme nos postos de salvamento do Rio.
Voluntários estão atuando em apoio à greve e contra prisões de colegas.
Tahiane Stochero, do G1 RJ


Mesmo com a paralisação em protesto por melhores salários e contra a prisão de 439 bombeiros que invadiram o Quartel-General da corporação, os salva-vidas estão trabalhando neste domingo (5) nos postos à beira da orla de Copacabana, Ipanema e Leblon. O G1 percorreu todas as praias e conversou com os salva-vidas, que também são bombeiros. Eles estão trabalhando de forma descaracterizada (sem o uniforme da corporação) e como voluntários, "para não deixar o povo sem socorro".

"Estamos em greve, mas estamos aqui como voluntários, porque não vamos deixar ninguém morrer sem socorro porque não ganhamos bem", disse um cabo que está há 13 anos nos bombeiros e que estava de plantão na tarde deste domingo no posto 8 de Ipanema.

"Há muita ressaca e o vento e o mar estão fortes. Alguns turistas podem tentar entrar no mar. Estamos aqui para ajudar e avisar dos riscos. Mas toda nossa corporação está sofrendo muito com os colegas presos, vi muitos colegas chorando hoje nos quartéis. Os que estão trabalhando estão dando apoio para que o restante possa protestar na Assembleia Legislativa", acrescenta o cabo.

"Se alguém morrer nas águas do Rio, a gente perde a guerra e morre também a nossa luta", diz o bombeiro. "Os bombeiros e os salva-vidas não vão deixar nenhum inocente morrer porque lutamos por nossos colegas presos e por melhores condições de trabalho. (...) Do posto 1 ao 6, em Copacabana, deveríamos ter hoje uns 17 salva-vidas. Há alguns postos em que não há nenhum neste domingo, pois estamos em greve. Mas alguns, como eu, estão trabalhando porque sabemos que a população não pode ser prejudicada por isso", afirma.

No Leblon, onde a ressaca também estava forte, os salva-vidas relataram que houve alguns casos de afogamento, mas todas as vítimas foram salvas a tempo.Enquanto os colegas trabalham na orla, bombeiros grevistas se concentram nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em um novo protesto por melhores salários e por melhorias nas condições de trabalho no Corpo de Bombeiros.

Um comentário:

  1. Trabalhador nesse país só pasta!!!!!
    Parabéns a eles pela iniciativa. Tenho certeza
    que infelizmente esta foi a última saída diante de tanto descanso no qual sofrem em todo o país.
    E mais, está na hora do trabalhador voltar às ruas. A explor~ção está demais!!!!
    Comandande exonerado por anarquia e vandalismo. Covardia!!!! Queria ver uma pessoa decente se impor diante de tantos homens trabalhadores, pais de família e com um salário de miséria. Isso é uma vergonhaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estou indignada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário à vontade. A identificação (nome, e-mail, profissão e local de trabalho) é totalmente opcional. Evite ofensas a quem quer que seja: o blog não publicará. Obrigado pela visita e volte sempre.